📌 Permacultura

O estilo de vida da sociedade de consumo está esgotando nossos recursos naturais. 😱

A PERMACULTURA é uma alternativa real de mudar a forma como estamos vivendo. 😱

A ética, os princípios e as técnicas da permacultura permitem transformar a forma como cada um enxerga a natureza ao redor. 🌏

➡ Atualmente a permacultura é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a nossa permanência como espécie na Terra.

➡ A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas produtivos organicamente organizados. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Ou seja, morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.❤

➡ Para que isso seja possível, orienta-se por 3 princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.

➡ Os 3 pilares:

🌏 Cuidar da terra: Busca cuidar de nossos recursos naturais

👨‍👩‍👧‍👦 Cuidar das pessoas: Busca a vida social em harmonia e conexão com o meio ambiente, desenvolvendo e cultivando os talentos de cada um

🏵 Partilha justa: Busca criar sistemas de compartilhamento, limitando os excessos de consumo.

🚲 Caminho da mudança:
Na maioria das vezes, a permacultura está associada somente aos sistemas agrícolas ou a vida na roça. Mas seus princípios podem ser aplicados na cidade.

No dia a dia, a permacultura nos faz repensar hábito e o próprio estilo de vida. Um exemplo: vale a pena ter tantos equipamentos eletrônicos em casa que são usados apenas poucas vezes em casa? Não seria mais fácil criar sistemas de compartilhamento com outras pessoas?

A partir desta mudança interna fica mais fácil redesenhar a paisagem que queremos construir, as casas que queremos morar, os alimentos que queremos consumir, a energia que queremos gastar e o estilo de vida que queremos adotar.
(Fonte: Ciclovivo).

 

📌 Conceito da permacultura

Vimos no post anterior um pouco sobre a permacultura. Resumindo nesse post, a permacultura é trabalhar junto com a natureza, lado a lado e não contra ela.

✅ Podemos resumir a permacultura em 4 aspectos, segundo Rosemary Morrow.

➡É uma criação sustentável que integra design e ecologia.
➡ Onde o conhecimento tradicional e da ciência moderna, é aplicável a situações urbanas e rurais
➡ Pegamos o sistema da natureza como modelo, e se projeta ambientes sustentáveis. Através desses ambientes as pessoas provem suas necessidades básicas.
➡ Estimula a ser consciente em meio a tanto caos que vivemos e enfrentamos tanto local como globalmente.

“A Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente” (Bill Mollison, 1999)

0 Reviews

Deixe seu comentário

X